Por que o aço ainda é tão utilizado hoje em dia? Entenda mais

Por que o aço ainda é tão utilizado hoje em dia? Entenda mais

Por que o aço ainda é tão utilizado hoje em dia? Entenda mais

Por que o aço ainda é tão utilizado hoje em dia

O aço é uma liga de ferro e carbono muito usado na produção de inúmeros produtos como por exemplo: Materiais de construção, eletrodomésticos, veículos, utilidades domésticas e demais produtos. 

Algumas pessoas se perguntam porque o aço ainda é utilizado, entretanto, um dos principais fatores dessa popularidade é sua propriedade mecânica.

O aço é sempre relacionado a resistência, portanto, ele tem grande durabilidade, mesmo diante de situações adversas. Dificilmente, esse material ficará obsoleto pela indústria.

Quais são os tipos de aço existentes no mercado?

É importante salientar que todo o aço contém carbono, em alguns casos, onde é necessário que a mistura atinja certas propriedades, é necessário que sejam adicionados alguns elementos de liga, como é o caso do cobre, cromo, níquel e outros.

Portanto, é natural que o tipo de aço seja diferenciado por sua composição, que pode ser:

– Aços de carbono –  Teor de carbono inferior a 2,11%, é uma liga formada de ferro e carbono, sem quantidades significativas de outros elementos na composição.

– Aços Liga – Além do ferro e carbono, outros elementos podem constar na mistura em proporções capazes de alterar as propriedades químicas ou mecânicas do material.

Esses elementos podem ser: Níquel, cromo, vanádio, silício, manganês e outros. Geralmente, eles são usados para aumentar a resistência mecânica ou química do aço conferindo maior dureza.

Entenda porque o aço ainda é utilizado!

– Aços estruturais – Usados largamente na construção, pois eles possuem muita resistência para suportar grandes carregamentos.

Uma das maiores utilizações é nas estruturas do concreto armado devido sua alta resistência a compressão. Além disso, tem excelente aderência com o concreto evitando deformações do material.

– Aços para molas – Tem grande resistência as forças e tensões do materiais, desse modo, eles não sofrem deformações permanentes.

– Aços para fundição – Usado em peças de aço fundido. O aço em sua forma líquida é depositado em moldes, onde adquire uma forma.  Geralmente é aço de carbono ou aço liga.

– Aço para construção mecânica – Usados na fabricação de peças forjadas como eixos, engrenagens e rolamentos.  O tipo de aço é o carbono com baixo teor de liga.

A geometria que o aço recebeu na usina também é relevante. Comumente eles são divididos em 3 grupos: Produtos planos, produtos longos e semiacabados. Confira!

– Produtos planos – Placa final que pode se tornar uma chapa ou bobina, elas podem ser feitas de aço carbono puros, revestidos, pintados, zincados ou galvanizados.

– Produtos longos – São obtidos através da laminação, sua principal característica é o cumprimento. Por exemplo: Perfis, fios, tubos, vergalhões, barras e cantoneiras.

– Semiacabados – Caracterizado por um aço líquido colocado em moldes. Usado para fazer blocos e placas.

Quais são os tipos de aço mais utilizados?

A indústria do aço é muito forte, em diversos produtos ele está presente.

Confira quais são os tipos mais usados!

– Aço laminado a quente e frio –  Quente (Produção de tubos metálicos, rodas, autopeças e outros), Frio ( Automóveis, esquadrias para a construção e eletrodomésticos);

– Aço galvanizado – Usado na fabricação de vigas de apoio, canos e outros materiais da construção civil;

– Aço galvalume – Largamente utilizado onde requer uma estética maior como telhas e cobertura metálica;

– Aço inox – Suporta altas temperaturas, usado na produção de móveis, utilidades domésticas, câmaras de combustão, maquinários e outros;

Em suma, todas essas informações mostram porque o aço ainda é utilizado, o material possui diversos tipos, geometrias e inúmeras aplicações que garantem muita economia e empregam milhares de pessoas em diversos Países.

O aço é uma dos materiais mais utilizados no Brasil e no mundo, pois é resistente, imune a corrosão e tem um baixo custo de manutenção.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
AC Metalúrgica
AC Metalúrgica
Um dos principais valores da AC Metalúrgica é o melhoramento contínuo, e com isso acompanha de perto inovações e aplica o que se faz necessário para que no final, o produto acabado supere as expectativas de seus clientes internos e externos. Obtendo também como resultado muito importante, melhoria nos processos, gerando um sistema cada vez mais produtivo e atendimento eficaz dos prazos de entrega com qualidade. Item fundamental nos dias de hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *